Entenda o que é relações públicas e por que sua empresa deve investir nisso

Publicado em
Compartilhe:

Descubra como um bom trabalho de relações públicas pode ajudar sua empresa.

Você faz tudo certo na sua empresa: tem uma operação de logística bem estruturadinha e eficiente, o departamento de vendas trabalha em sinergia com outras áreas estratégicas da empresa, seus indicadores estão subindo, tudo indo bem. Mas ainda assim, ficam falando que você precisa fazer branding, assessoria de imprensa, anúncio no Google… coisas que você não entende muito bem, mas que parecem estar relacionadas ao mundo das relações públicas, e que poderiam trazer vantagens para sua empresa.

Mas, afinal, o que é relações públicas? Por que você deve investir seu tempo e dinheiro nisso se tudo está dando certo?

O TRABALHO DA ÁREA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, OU DE UM PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS, É GERIR A COMUNICAÇÃO ENTRE A EMPRESA E SEUS DIFERENTES PÚBLICOS

Isso pode acontecer de diferentes formas, e com públicos realmente diferentes (como investidores, imprensa ou até o público final):

  • Consumidores finais: a comunicação pode acontecer via uma reportagem publicada em uma revista, ou por meio de redes sociais como twitter, Facebook, eventos, patrocínios. Andy Cunningham, nesta entrevista para Fast Company sobre a importância das atividades de Relações Públicas, ressalta que cabe ao relações públicas pensar formas de encontrar seus consumidores e se comunicar com eles, torná-los conscientes do produto, ouvir o que eles têm a dizer, e apresentar respostas aos seus feedbacks.
  • Parceiros estratégicos e investidores: cabe ao relações públicas conhecer o mercado e suas principais tendências, e assim conseguir identificar e estruturar oportunidades de parcerias estratégicas. Ou então, fazer o contato com possíveis investidores.
  • Ou até com o governo: Instituto de Relações Governamentais realiza um trabalho muito consistente nesse campo, trabalhando com o objetivo de trazer para o setor empresarial informações relevantes para o dia a dia do profissional, fomentando o diálogo entre os setores da economia, visando desenvolver informação e compreender as tendências do mercado.

Mito: só preciso de um RP para fazer gestão de crise

Essa é uma visão antiquada do trabalho de relações públicas, que você não deve levar em consideração. Sem dúvida, o trabalho de um relações públicas pode ser fundamental para ajudar a definir estratégias em momentos de crise, mas ele também pode ser crucial para questões que vão além, como comunicar mudanças de rumo de empresas, se relacionar com seus públicos e, antes de ter que geri-las, evitar crises…

Quem faz o que no mundo das Relações Públicas?

O relações públicas é o profissional que vai pensar e coordenar estratégias das seguintes frentes –até mesmo em parceria com outros departamentos.

Branding: de forma geral, branding é o conjunto de diretrizes e ações de uma empresa que definem sua marca. Um trabalho de branding é importante quando a empresa quer mudar seu direcionamento ou lançar novos produtos. Mas não só isso, manter uma imagem consistente da sua empresa, que se comunique de forma “personalizada” com cada público é um trabalho de RP. Aqui, entram questões desde quem vai ser o porta-voz ou o rosto da marca em um anúncio publicitário, até treinar funcionários para que eles tenham um discurso alinhado sobre a marca e se tornem embaixadores dela. Se quiser saber mais sobre o tema, este e-Book gratuito de branding pode ser muito útil.

Assessoria de imprensa: você pode ter um assessor de imprensa interno, ou contratar uma assessoria. O que precisa saber é que essa figura vai fazer a ponte entre você e a imprensa. Seja em momentos de crise (neste artigo da INC, em inglês, você pode aprofundar mais sobre o tema), ou quando quiser comunicar alguma novidade aos seus consumidores, ou ao mercado. O importante, sempre, é contar uma boa história ou ajudar os leitores de alguma forma. A assessoria de imprensa também tem um papel ativo, de manter e nutrir o relacionamento da sua empresa com veículos estratégicos ou te ajudar a se preparar para dar uma entrevista.

  • Atenção! A assessoria de imprensa não vai pagar para que o jornalista faça uma matéria. Esse trabalho não envolve pagamentos, é um trabalho de relacionamento, para gerar relevância ao público.
  • Atenção 2: Muitos empreendedores acreditam que a assessoria de imprensa é apenas para celebridades e grandes organizações. Entretanto, cabe ressaltar que ela pode ser utilizada por diferentes portes de instituições e segmentos, inclusive para as micro e pequenas empresas.

Um bom exemplo acontece quando algum empreendedor ganha um prêmio de destaque pela sua performance ou por alguma área da sua empresa. Quando é realizado um bom trabalho de assessoria de imprensa e relacionamento com jornalistas, o resultado pode ser muito positivo, possibilitando a produção e divulgação de matérias institucionais em importantes veículos de comunicação. Este é caso que você vê  a seguir nessas matérias de alguns dos nossos Empreendedores Endeavor que ganharam destaque na mídia:  O segredo da segunda-feira feliz ; Empresário de biogás ganha aval de rede mundial de mentores ; Os gringos que representam o Brasil na Forbes.

Presença online: estão nessa área todos os canais e ferramentas de relacionamento com o seu público no ambiente virtual, o que inclui o seu site, suas páginas nas redes sociais e seu rankeamento nas páginas do Google. Não significa que o relações públicas vai precisar saber fazer tudo isso. Agora, se estar bem posicionado nos rankings do Google for estratégico para o seu negócio (e em geral é uma grande vantagem), então ele deve coordenar essa atividade.

O mesmo vale para redes sociais. Assista aqui a um vídeo sobre a importância das redes sociais. Há diversas opções, com públicos e recursos diferentes. Como o relações públicas é quem tem a visão mais holística da imagem da empresa para seus diversos stakeholders, vai precisar coordenar com sua equipe ou fornecedor as diretrizes para darem conta das seguintes perguntas: Qual ou quais são as redes sociais mais estratégica para a sua empresa estar? O que você vai veicular nesses canais? Como vai interagir e responder à perguntas de consumidores ou clientes? Vai trabalhar com anúncios pagos? Que estratégia vai adotar?

É importante que os trabalhos de assessoria de imprensa e as ações de presença online estejam alinhados. Muitas vezes, as redes sociais são excelentes canais para divulgar matérias em que a empresa é citada (se forem positivas, claro) e até comunicar suas novidades (jornalista também navega no Facebook e tira ideias de lá). Além disso, como o trabalho de redes sociais é primordialmente B2C, diferente da visão tradicional B2B das relações públicas, é importante manter essa visão bem treinada para interagir adequadamente com ambos os públicos.

INC tem uma editoria somente sobre o tema de relações públicas. Sempre que puder, dê uma lida nos textos deles, trazem cases, dicas de especialistas e profissionais do mercado, tendências e debates. O trabalho de relações públicas demanda coletar e analisar informações vitais sobre seus clientes para encontrar novas abordagens de comunicação e interação com os clientes.

Via Endeavor

Entenda o que é assessoria de imprensa e como ela pode ajudar na sua empresa

Publicado em
Compartilhe:

Enquanto empreendedor você sabe um monte de coisas. Sabe ser um líder, inspirar e motivar seu time, vender, negociar com fornecedores, fazer planejamento financeiro, entende de logística, enfim, um monte de coisas. Mas a não ser que você tenha uma formação na área de comunicação, provavelmente não sabe muito bem o que é assessoria de imprensa, e nem para o que exatamente serve isso.

Então, para te ajudar a se manter sempre bem informado e por dentro das melhores ferramentas para alavancar seu negócio, hoje vamos falar especificamente sobre assessoria de imprensa. O que é, e o que não é, para que serve, como você avalia um bom trabalho de assessoria de imprensa e se é hora de investir dinheiro e energia nessa frente.

Um bom trabalho de assessoria de imprensa pode aumentar a visibilidade do seu negócio com públicos estratégicos. Um bom exemplo acontece quando algum empreendedor ganha um prêmio de destaque pela sua performance ou por alguma área da sua empresa. Quando a assessoria de imprensa trabalha bem, esse reconhecimento pode gerar inserções espontâneas em matérias de revistas, sites e blogs.

Afinal, o que é assessoria de imprensa?

Muita gente não entende muito bem o que é isso e qual é o trabalho de um assessor de imprensa. É importante que você conheça um pouco esse universo para, caso contrate esse tipo de serviço para sua empresa, não ficar refém do que o seu assessor fala, e também para que você possa saber o que pode cobrar dele ou não.

Em poucas palavras, um trabalho de assessoria de imprensa envolve fazer a ponte entre a sua empresa e jornalistas. Isso quer dizer que o seu assessor de imprensa entrará em contato com os jornalistas e apresentará sua empresa, seus diferenciais e quaisquer outras informações que possam ser de interesse do jornalista. A ideia é que a partir desse contato, sua empresa fique no radar do jornalista. Assim, quando ele estiver montando suas reportagens, se o tema tiver a ver com a sua empresa, ele saberá que você existe e poderá entrar em contato.

ESSE É UM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO ATIVO. QUE ENVOLVE, EM PRIMEIRO LUGAR, DETERMINAR JUNTO COM VOCÊ, O QUE SERÁ DIVULGADO. EM SEGUNDO, TRAÇAR UMA ESTRATÉGIA COERENTE E VIÁVEL E, EM TERCEIRO, COLOCAR A MÃO NA MASSA. É UM TRABALHO DE RELACIONAMENTO.

Além disso, o assessor de imprensa serve para evitar que seu telefone toque no meio da noite e uma pessoa – um jornalista – de quem você nunca ouviu falar faça um monte de perguntas. Será o assessor de imprensa que vai fazer o meio de campo entre esse contato, e também te ajudar a se preparar para dar respostas precisas e claras para o jornalista. Afinal, se esse jornalista não entender o que você quer dizer, o prejudicado será você pois sairá uma matéria com besteiras escritas.

A primeira grande dúvida sobre assessoria de imprensa: você não pagará para sair em matérias

Ao contrário do que muitos pensam, um trabalho de assessoria de imprensa não envolve matérias pagas. Você pagará para o assessor, mas isso não é garantia de que você estará estampado na capa do jornal, ou em qualquer outro espaço.

Como falamos anteriormente, o seu assessor de imprensa terá a responsabilidade de entrar em contato com jornalistas e apresentar você e sua empresa. Isso é feito, na maioria das vezes, por meio de contato telefônico e e-mails. Também é possível marcar almoços ou cafés com o jornalista, mas não vá pensando que já que você convidou o repórter para almoçar, ele escreverá uma matéria sobre você.

O que garantirá que você, sua empresa ou sua história apareçam em matérias na imprensa é a sua relevância e a pertinência. Voltamos ao exemplo citado anteriormente no texto. Está fora do alcance da assessoria de imprensa garantir que o jornalista dará destaque para sua empresa ou sua história. Isso cabe, apenas, ao jornalista. Agora, você pode cobrar de seu assessor que ele faça esse contato com frequência.

Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa?

É importante deixar claro que uma assessoria de imprensa não faz milagre. Então, se você não tiver conteúdo para divulgar, a divulgação não acontecerá. Não espere contratar um assessor para que ele consiga que você saia na capa de alguma revista. O trabalho de uma assessoria de imprensa é muito mais estratégico do que qualquer coisa.

O assessor é uma pessoa que tem conhecimento amplo sobre os veículos e espaços dentro de cada veículo e poderá traçar uma estratégia de divulgação condizente com seus objetivos. Por exemplo, você abriu um e-commerce de produtos de beleza de alto padrão. Seu objetivo com a assessoria de imprensa é alcançar potenciais consumidoras para que elas conheçam seu negócio e possam comprar seus produtos nele. Quais revistas, sites, blogs, jornais, progamas de televisão suas potenciais compradoras consomem?

Esse é o trabalho do assessor de imprensa, ou seja, deve traçar um plano de comunicação listando todos esses espaços, sua relevância e de que maneiras sua marca poderia participar de matérias (ou pautas, no jargão da comunicação). Em um segundo momento, ele vai entrar em contato com os veículos e contar sobre seu negócio.

Note que o trabalho do assessor vai variar de acordo com o objetivo do cliente. Se você quer divulgar sua empresa B2B para o mercado, então o foco do trabalho de assessoria será outro.

E sobre espaços pagos em blogs ou outros veículos?

Sim, existem. Mas são espaços onde o leitor identificará que se trata de um informe publicitário, ou seja, ele saberá que aquele espaço foi comprado. Em geral, esse não é o foco do trabalho de um assessor de imprensa, embora ele possa negociar essas inserções pagas por você.

Via Endeavor

O que é e como aparecer na mídia através de uma boa assessoria de imprensa?

Publicado em
Compartilhe:

Basicamente o que uma assessoria faz é te colocar na mídia, o que terá impacto direto na chegada de novos clientes.

O melhor de tudo é que ao aparecer na imprensa, isso passa mais credibilidade do que quando você compra anúncios. Afinal, o jornalista não arriscaria a reputação dele falando sobre uma empresa porcaria.

Seja um rockstar da sua área. Quem nunca sonhou com a fama?

Entenda as principais vantagens de ter uma assessoria de imprensa especializada:

Eles têm MUITOS contatos
Como as assessorias são especializadas nisso, elas normalmente têm acesso a MUITOS jornalistas de uma vez só. Esses contatos são fundamentais pra quem quer aparecer na mídia.

Eles têm credibilidade com os jornalistas
Convenhamos, se você pudesse, estaria todo dia na capa do jornal, não?

Na visão do jornalista, a assessoria de imprensa serve como filtro. Ele sabe que o material vindo da assessoria é de qualidade e vale a pena ser publicado. Acredite, isso faz muita diferença.

Eles são especializados nisso
Aposto que seu dia-a-dia já é extremamente ocupado e é difícil até arranjar pra tempo pra se coçar, quanto mais para ficar preparando releases e mandando para os jornalistas.

Vai por mim, você tem mais o que fazer. Deixa o trabalho com quem sabe o que faz.

O ponto mais importante de todos
Assim como em qualquer outro aspecto da sua empresa, nenhum veículo de mídia vai se interessar se você for só mais um, igual a todo mundo. A assessoria de imprensa é muito bacana mas não faz milagre.

Antes de qualquer coisa, garanta que você tem um produto diferenciado que seja capaz de gerar entusiastas. Isso vai facilitar demais sua estratégia de marketing.

Conclusão
Apesar de não ser algo que se encaixa para qualquer tipo de negócio (apenas para os mais interessantes), a assessoria de imprensa é fundamental pra quem quer sair do aquário e ir para o oceano (expansão de mercados). Os resultados são impressionantes.

Pra quem tem produtos/serviços bacanas mas que ainda não ganharam visibilidade, essa é uma oportunidade única de ganhar destaque no mercado.