Celebridades / PersonalidadesComunicaçãoDigital InfluencersMídias SociaisRelações Públicas

Saiba o que é uma “figura pública” e o termo correto que você deve usar.

Compartilhe:

Uma figura pública é uma pessoa, como um político, um líder religioso e até uma personalidade, que é conhecida tanto no online quanto no offline, ou seja, em todas as mídias, além de ter uma grande influência e, portanto, geralmente é de uma grande preocupação para o público, e está intimamente relacionado aos interesses públicos da sociedade.

Acima a família real britânica

O precedente controlador nos EUA foi estabelecido em 1964 pelo Supremo Tribunal no New York Times, que é considerada uma decisão-chave no apoio à Primeira Emenda e à liberdade de imprensa .

É necessário um patamar bastante alto de atividade pública para elevar uma pessoa ao status de figura pública. Normalmente são:

– uma figura pública , um funcionário público ou qualquer outra pessoa envolvida em assuntos públicos, ou uma “figura pública involuntária” como resultado da publicidade, mesmo que ela não queira ou chame a atenção do público. Por exemplo, pessoas acusadas de crimes de conhecimento mundial ou celebridades internacionais.

Barack Obama e Michelle Obama

 

Pope Francis greets faithful during the weekly general audience at Vatican, February 26, 2020. REUTERS/Remo Casilli
O Papa Francisco

Exemplos de figuras públicas:

O Papa, Barack Obama, políticos em geral, Elvis Presley (quem não conhece o rei do rock?), Gisele Bündchen, Pelé, as Kardashians/Jenners, a família Real, entre outros.

Acima a foto das estátuas da família Kardashian/Jenner no museu de cera Madame Tussauds em Nova York.

 

Acima a foto das famílias Kardashian/Jenner

Quer saber se alguém é uma figura pública? Simples, se a resposta for sim para todas as perguntas abaixo essa pessoa com certeza é uma figura pública.

1- A pessoa é conhecida tanto no online (Internet em geral) quanto no offline (rádio, jornal, TV, revistas, etc)?
2- É conhecida internacionalmente?
3- É de conhecimento de mais de uma geração (é uma pessoa conhecida desde a sua avó quanto o seu primo de 10 anos)?
4- Tem grande apelo público (um patamar alto de fama) como um presidente ou uma celebridade internacional?

Agora, se você é conhecido apenas na Internet você não é uma figura pública, para saber qual categoria você se encaixa primeiro responda o que você faz. Se é um jornalista coloque jornalista, se produz conteúdo para as mídias sociais coloque criador de conteúdo, se escreve para um blog pode colocar blogueiro, se é um artista (canta, dança, pinta, etc) coloque artista, se é ator coloque ator. Em hipótese alguma se intitule como influenciador digital, número de seguidores alto não significa que você influencia alguém, influenciador também não é uma categoria, coloque sempre o que você faz.

Por Sathya (CEO Stylepress)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *